A principal forma de se economizar o consumo da cola nas operações de onduladeira é o correto manejo da sua operação de aplicação, alguns dos principais fatores que devem ser observados são listados a seguir neste post.
A folga entre o rolo de cola e o rolo corrugador no momento da operação deve ser definido muito corretamente. Se esta lacuna for muito ampla (ou seja, muito maior do que a espessura do meio), os operadores precisarão adicionar mais cola para poder entrar em contato com o papel. Quando isso acontece, a cola é mais propensa a se soltar do rolo com o efeito splash, resultando em uma chapa com problemas de qualidade e com cola aplicada onde não deveria, dificultando também processo de secagem das chapas. Se esta lacuna estiver muito próxima, pode causar fratura das pontas do corrugado o que resultará em perda de qualidade em valores de ECT e Pin Adesion Test.
O ideal em uma operação de onduladeira é que estes GAPs sejam ajustados sempre que o set-up de máquina for alterado, algumas vezes isto pode ser bem trabalhoso, especialmente quando se utilizam set ups de metragens mais curtas.
Outra variável a ser observada acontece quando o rolo de cola se desgasta (veja post anterior), os operadores geralmente mudarão as configurações de lacuna para aumentar a aplicação de cola e para evitar problemas de delaminação devido à falta de transferência da cola.
Isto é conseguido aumentando a distância entre o rolo de cola e o doctor roll, ou fechando a lacuna entre o rolo de cola e o rolo corrugador. A melhor opção é fechar a lacuna entre o rolo de cola e o rolo corrugador para evitar que o amido espirre com o efeito splash. Obviamente esta opção deve ser considerada como um paleativo, pois o ideal é que o rolo de cola esteja sempre com as células intactas.
As fábricas que monitoram o consumo de amido turno a turno podem identificar rapidamente as equipes que não estão conseguindo usar as configurações ideais da máquina. Aumento de consumo de cola também dá a planta um aviso de que há um problema no processo ou um problema com a máquina.
Com a utilização do aditivo Smartgum MC sua empresa pode conseguir economia de até 20% na aplicação de cola quando comparado com colas sem o uso do aditivo, tudo isto com a garantia de uma colagem perfeita, sem correr riscos de descolamentos.
Por que conseguimos diminuir aplicação da cola com aditivo e mesmo assim manter níveis excelentes de colagem, o segredo para isto está na alteração reológica que o aditivo produz na cola, como a cola com aditivo apresenta características tixotrópicas, quando ela está em movimento apresenta diminuição em sua viscosidade, tão logo a cola seja transferida para a crista do papel miolo, sua viscosidade aumenta instantaneamente, como esta cola esta espremida entre as folhas de papel, sua tendência é a migração para o interior, aumentando consideravelmente a ancoragem, assim temos melhor colagem com menores quantidades de cola.
A aplicação garantida de menos cola trás muitos benefícios, menos cola significa menos água, ou seja, menos necessidade de calor para secar as chapas, possibilidades de aumento de velocidade de máquina, diminuição da quantidade de refugo, porém é importante lembrar, a diminuição da aplicação de cola precisa ser ajustada, ela não acontece sozinha, por isto é necessário ajustar GAPs de aplicação de cola para o mínimo seguro de aplicação.